O "Sell-out" como ferramenta de planejamento de vendas na indústria de defensivos agrícolas

Autores

  • Alencar Neves Bessani MBA USP/Esalq
  • Miklos Maximiliano Bajay

DOI:

https://doi.org/10.22167/2675-441X-2022623

Resumo

Em um mercado cada vez mais competitivo, transformar dados em oportunidades de vendas é um diferencial para as empresas. Nesse sentido, ter e saber analisar dados de consumo de seus produtos junto aos clientes – e a partir daí projetar as vendas futuras – significa criar planos mais precisos, gerando receitas adicionais e evitando desperdício de recursos, como excesso ou falta de estoque na indústria e na rede de distribuição. Basear-se nos dados de consumo sell-out estimula a organização a ter foco no cliente, uma vez que esse é um dos principais indicadores considerados na decisão de (re)compra por distribuidores, cooperativas e grandes produtores. Ter a informação detalhada e frequência na leitura do sell-out ajuda a indústria de defensivos medir o desempenho de promoções e campanhas junto aos canais de vendas. Sob esse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi fazer uma proposta de melhoria no processo de planejamento de vendas com base no indicador de consumo sell-out. A metodologia de estudo foi quantitativa, com a coleta de dados de 10 regionais de vendas e 17 produtos que, combinados, representam 70% do faturamento de uma empresa de defensivos agrícolas com alcance nacional. Como resultado, encontrou-se oportunidades de vendas adicionais correspondentes a 4% do faturamento anual da empresa (R$ 36.308.272,00) e, a partir disso, sugeriu-se uma ferramenta de análise massiva, “dashboard”, que compara a previsão de vendas “forecast” versus o histórico de consumo sell-out em diferentes granularidades.

Referências

Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Acompanhamento da Safra Brasileira; 2020. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/serie-historica-das-safrashttps://maissoja.com.br/valor-do-mercado-de-defensivos agricolasaplicados-recua-104-em-2020/>.

Mais Soja. Valor do mercado de defensivos agrícola aplicados recua 10,4% em 2020. Mais Soja; 2021. Disponível em: <https://maissoja.com.br/valor-do-mercado-de-defensivos-agricolas-aplicados-recua-104-em-2020/>.

Cobra M. Administração de Vendas. 5ed. 2014. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Corrêa H.L. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II /ERP: conceitos, uso e implantação: base para SAP,Oracle Applications e outros softwares integrados de gestão. 5ed. 2011. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Sant’Anna R. Planejamento de Trade Marketing. O Domínio do Canal de Venda. 2013. Buqui, São Paulo, SP, Brasil.

Rodrigues J.F. Trade Marketing: Avaliação da Influência de suas ferramentas em um projeto de inovação [Monografia]. 2018. Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Santos A.G.; Moreira C.; Arbache F.S.; Salles W.F. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 2011. FGV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ballou R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ed. 2006. Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.

Amui A. Trade Marketing - Pontos de Vista Comentados. 2010. LCTE Editora, São Paulo, SP, Brasil.

Roccato P.L. Gestão de sell-out pra já! Direct Channel; 2021. Disponível em: <https://www.directchannel.com.br/post/gestaodesell-out-pra-ja>.

Koch R. O princípio 80/20: Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida. 2015. Gutenberg, São Paulo, SP, Brasil.

McChesney C. The 4 disciplines of execution: achieving your wildly important goals. 2016. Free Press, New York, NY, USA.

Cônsoli M.A.; Prado L.S.; Marino, M.K. Agrodistribuidor: o futuro da distribuição de insumos no Brasil. 2011. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Silva A.; Silva J.; Januário T.; Xavier A. 2016. Aplicação de métodos de Previsão como ferramenta de auxílio a gestão empresarial: uma revisão sistemática. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa, PB, Brasil.

Basseto A. Previsão de Demanda em uma empresa de produção de peças para implementos agrícolas [Monografia]. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, PR, Brasil.

Valério F. Práticas de marketing de relacionamento entre fabricantes e distribuidores de defensivos agrícolas [Dissertação]. 2015. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Bessani, A. N., & Bajay, M. M. (2022). O "Sell-out" como ferramenta de planejamento de vendas na indústria de defensivos agrícolas. Quaestum, 3, 1–10. https://doi.org/10.22167/2675-441X-2022623

Edição

Seção

Artigos