Quaestum https://revista.ipecege.org.br/quaestum <p>A Quaestum é uma publicação de fluxo contínuo vinculada ao PECEGE, Piracicaba, SP. Esta&nbsp;revista substitui a Revista iPecege, que começou a ser editada em 2015, publicando artigos científicos e revisões bibliográficas (prioritariamente a convite do Comitê Editorial) na área de Ciências Sociais Aplicadas, procedentes do desenvolvimento de pesquisa por autores nacionais ou estrangeiros, com rigoroso sistema de avaliação duplamente anônima.</p> pt-BR revista@pecege.com (Equipe Editorial) revista@pecege.com (Corpo Editorial) Tue, 18 Mar 2025 16:42:03 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Startup Social: o programa USP na Escolinha como caso de empreendedorismo e impacto social https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/773 <p>As startups surgem em diversos contextos, incluindo cenários de incerteza, e são alvo dos empreendedores devido ao seu caráter modelável. A prospecção do modelo de negócios consolidados é positiva e fundamental para identificar elementos e estruturas que possibilitem a consolidação das identidades das startups e progressão de seus modelos de negócios. O programa USP na Escolinha, criado em 2013, é um projeto de extensão da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), que foca na educação infantil para apresentar conceitos e despertar o desejo e a curiosidade pelos cursos oferecidos pelo Campus de Pirassununga, da Universidade de São Paulo (USP), Pirassununga/SP. Este estudo teve como objetivo analisar o programa USP na Escolinha como uma startup social. Para isso, adotou-se a investigação de caráter qualitativo para analisar os documentos de registro referentes ao período de 2013 a 2022, que diz respeito ao desenvolvimento do programa. Os documentos analisados foram questionários de múltiplas escolhas e depoimentos pessoais produzidos durante o período de execução do programa que buscaram registrar a percepção dos participantes. Os resultados apresentados identificaram elementos que classificam iniciativas sociais como startups e embasam a criação de modelos de padrões repetíveis. Conclui-se que o programa USP na Escolinha compreende características suficientes para ser identificado como uma startup social, com um modelo que pode ser adaptado e gera impactos positivos na comunidade.</p> Delaine Goulart da Rocha , Pablo Henrique Paschoal Capucho Copyright (c) 2025 Quaestum https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/773 Tue, 18 Mar 2025 00:00:00 -0300 Agrupamento hierárquico setorial da indústria brasileira com dados de insumo-produto https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/841 <p>Este estudo propôs uma metodologia analítica setorial para a economia brasileira, fundamentada na abordagem de insumo-produto, originalmente desenvolvida por Wassily Leontief para a economia dos Estados Unidos. O objetivo foi investigar a existência de dissimilaridades entre o setor industrial e os demais setores nas variáveis de desempenho relacionadas ao comércio exterior, à geração de renda do trabalho e à produtividade do trabalho. A análise foi realizada por meio de métodos de agrupamento e redes, utilizando dados da Matriz de Insumo-Produto (MIP), de 2015, e das Tabelas de Recursos e Usos (TRU), de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse agrupamento permitiu identificar um diferencial positivo em determinadas atividades da indústria em comparação às da agropecuária e dos serviços, posicionando-os à frente no percurso do Brasil rumo a níveis de renda compatíveis com os países desenvolvidos. Além disso, a análise de redes revelou que a demanda externa e o consumo das famílias brasileiras são os principais destinos da produção gerada pelas atividades industriais. Conclui-se que, caso o Brasil procure o desenvolvimento econômico mediante expansão da produção industrial, é essencial considerar alternativas para promover o crescimento sustentado das exportações e do consumo de bens pelas famílias brasileiras.<br /><br /></p> Danilo Cristian da Silva Sousa, Paulo Guilherme Alarcon Fernandes, Larissa Paula Stachio Copyright (c) 2025 Quaestum https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/841 Tue, 15 Apr 2025 00:00:00 -0300 Efeitos das unidades federativas na renda disponível per capita por domicílio: uma análise multinível https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/824 <p>Este trabalho investigou os efeitos das unidades federativas brasileiras na renda per capita por domicílio, utilizando microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo foi analisar como a média de anos de estudo e a condição de segurança alimentar dos domicílios influenciam a renda disponível familiar per capita, considerando a forma como as unidades federativas podem impactar essa renda. Foram utilizados os microdados da POF aplicando regressão multinível, adequada para capturar os efeitos hierárquicos utilizando as variáveis explicativas: média de anos de estudos e condição de segurança alimentar. A escolha dessas variáveis foi sustentada pela literatura que indicou a educação como fator crucial na melhoria da renda familiar e na promoção do desenvolvimento econômico, e a segurança alimentar como indicador direto das condições de vida e saúde, influenciando a qualidade de vida e a capacidade de gerar renda. Os resultados mostraram diferenças significativas na renda entre domicílios de diferentes unidades federativas. A média de anos de estudo dos moradores e a condição de segurança alimentar impactaram significativamente a renda familiar per capita. Concluiu-se que as políticas públicas devem considerar essas variações regionais para promover distribuição de renda mais equitativa. </p> Eduardo Ben Hur de Queiroz Gomes, Wilson Tarantin Junior Copyright (c) 2025 Quaestum https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/824 Thu, 22 May 2025 00:00:00 -0300 Análise multinível aplicada aos fatores de desempenho na Educação Pública do Brasil https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/759 <p>Este trabalho debruçou-se sobre a evolução e implementação de políticas educacionais no Brasil, tendo como base a análise dos dados de desempenho da educação básica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coletados no ano de 2021. A pesquisa foi justificada pela necessidade de melhoraria contínua da qualidade do ensino, em resposta às demandas da Constituição Federal de 1988 e das modificações subsequentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O objetivo foi identificar e analisar os principais fatores que influenciam o desempenho educacional dos estudantes brasileiros por meio de análises multinível dos dados do SAEB. A metodologia empregada permitiu uma avaliação abrangente que considerou não apenas o desempenho individual dos estudantes, mas também o contexto institucional e socioeconômico das escolas. A análise foi enriquecida por modelos estatísticos que identificaram e quantificaram os efeitos de variáveis relevantes ao desempenho educacional. Os resultados destacaram a significativa influência das características escolares e dos contextos socioeconômicos no desempenho dos alunos. Observou-se que políticas públicas bem direcionadas têm potencial para mitigar disparidades no ensino e promover uma educação de qualidade. Foram identificadas importantes interações entre o desempenho dos estudantes e variáveis como recursos escolares, práticas pedagógicas e gestão escolar. Concluiu-se que a integração de análises robustas e políticas educacionais focadas pode melhorar significativamente a qualidade educacional em diferentes contextos regionais e socioeconômicos no Brasil. </p> Gláucia Marília Hass, José Erasmo Silva Copyright (c) 2025 Quaestum https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/759 Thu, 29 May 2025 00:00:00 -0300 Análise de cluster da evasão escolar em escolas públicas de Goiás: segmentação e implicações para políticas educacionais https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/834 <p>A evasão escolar é um fator que impacta substancialmente o sistema educacional e a compreensão e redução de suas taxas são fundamentais ao desenvolvimento social. Este estudo teve como objetivo identificar padrões de evasão escolar na rede pública do estado de Goiás, a fim de orientar a elaboração de políticas públicas voltadas à redução desses índices. Para isso, 246 municípios foram agrupados com base em suas taxas de evasão nos ensinos Fundamental e Médio, no período de 2019 a 2020. A identificação de padrões foi feita utilizando a análise de “cluster”. As taxas de evasão em diferentes etapas foram consideradas complexas e muito variáveis, com destaque para os anos finais do Ensino Fundamental e iniciais do Ensino Médio, com alguns “clusters” apresentando taxas abaixo da média nacional. As implicações práticas foram evidentes, com recomendações para intervenções direcionadas em “clusters” específicos e pontos atípicos identificados. Os resultados registrados fornecem subsídios para a orientação de políticas e estratégias educacionais mais eficazes no combate à evasão escolar.</p> Wesley Silva Ferreira, Renato Máximo Sátiro Copyright (c) 2025 Quaestum https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revista.ipecege.org.br/quaestum/article/view/834 Wed, 14 May 2025 00:00:00 -0300