Infraestrutura e priorização do nível de criticidade das escolas de tempo integral de um Estado Brasileiro

Infrastructure and prioritization of the criticality level of full-time schools in a Brazilian State

Autores

  • Valdecy Rodrigo do Nascimento
  • Sérgio Ricardo do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.22167/2675-441X-2023647

Palavras-chave:

estimativa de custo, infraestrutura escolar, priorização

Resumo

As escolas de tempo integral (ETI) são políticas públicas centradas no projeto de vida dos estudantes. A infraestrutura escolar é um fator determinante para garantia da sua boa execução, assegurando a oferta de educação de qualidade, além de interferir diretamente em parâmetros como evasão escolar; por isso, um bom direcionamento de recursos destinados à realização de intervenções nas dependências físicas escolares se mostra um fator fundamental. O objetivo deste trabalho foi elaborar critérios para priorização na intervenção na infraestrutura das ETI, a partir do seu nível de criticidade, e estimar os custos. A metodologia aplicada teve base na utilização da abordagem “design thinking” para análise das variáveis que seriam utilizadas em toda a análise e criação de pesos para priorização. Após esse passo, foi utilizada uma abordagem preditiva, usando as etapas descritas no Guia PMBOK, com o gerenciamento do escopo, do cronograma e dos “stakeholders”. Para a visualização e apresentação dos resultados, além dos instrumentos comuns de apresentação e de planilha, foi utilizado o “software Power BI”, visando fornecer uma solução dinâmica e com usabilidade. Pode-se concluir que a análise possibilitou a criação de ferramentas capazes de auxiliar e tornar claro o processo de priorização das escolas que receberão intervenções, embasadas em dados qualitativos e quantitativos do nível de criticidade de cada um dos ambientes e em critérios estabelecidos a partir da opinião de diversos atores, bem como de fornecer uma estimativa de custos dessas intervenções, garantindo um direcionamento de recursos eficiente.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Rodrigo do Nascimento, V., & Ricardo do Nascimento, S. (2023). Infraestrutura e priorização do nível de criticidade das escolas de tempo integral de um Estado Brasileiro: Infrastructure and prioritization of the criticality level of full-time schools in a Brazilian State. Quaestum, 4, 1–13. https://doi.org/10.22167/2675-441X-2023647

Edição

Seção

Artigos