Sobre a Revista

Objetivos e Política Editorial

A Quaestum é uma revista com publicação contínua vinculada ao PECEGE, Piracicaba, SP. Editada desde 2015, substituindo a Revista iPecege, a Quaestum publica artigos, notas científicas e revisões bibliográficas (prioritariamente a convite do Comitê Editorial) na área de Ciências Sociais Aplicadas, procedentes do desenvolvimento de pesquisa por autores nacionais ou estrangeiros, com rigoroso sistema de avaliação duplamente anônima.

A revista publica artigos, notas científicas e revisões bibliográficas em português, inglês ou espanhol, abrangendo temas relacionados ao Agronegócio, Economia, Finanças, Gestão, Marketing, Negócios e Recursos Humanos.

Artigos de áreas ou escopos não discriminados terão sua pertinência julgada pela Comissão Editorial e, se for o caso, pelo Conselho Editorial. A publicação de artigos de revisão está condicionada a apresentação de convite a especialistas de renome pelo Conselho ou pela Comissão Editorial. A publicação de revisões de literatura na forma de contribuição espontânea será considerada, mas seguirá todos os trâmites de avaliação pelos pares. Todo material submetido à apreciação para publicação pela Quaestum será submetido a avaliação de interesse pela Comissão Editorial, que detém o direito de recusar a inclusão do material em tela na pauta da revista.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Manuscritos enviados à Quaestum serão submetidos a tripla avaliação, consistente em duas etapas iniciais. A primeira, denominada desk review, é uma prática interna: editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos, avaliando sua pertinência quanto ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de ciências socias aplicadas. Caso não atenda a estes requisitos, a submissão não será considerada e o artigo devolvido aos autores. Artigos submetidos e que não estejam em conformidade com as instruções aos autores, i.e., formatados seguindo estritamente as normas da revista, serão sumariamente rejeitados. Em casos excepcionais, os editores poderão sugerir que os autores façam pequenos ajustes de tal forma que o trabalho esteja adequado, coerente e em conformidade com a linha editorial da Quaestum. O resultado pode ser comunicado em até um mês da data de submissão.

A segunda etapa compreende o envio para dois revisores especialistas no tema, em sistema duplo de revisão anônima, double blind review, ou seja, tanto os nomes dos revisores quanto os dos autores permanecem em sigilo.

Os revisores da Quaestum são instruídos a analisar as submissões a eles confiadas a partir da adequação da estrutura (formatação) do texto, qualidade da redação, descrição adequada da fundamentação teórica e metodológica, contextualização do problema de pesquisa, exposição de dados, análise dos resultados e qualidade das conclusões. Esta etapa do processo de avaliação pode estender-se por até 60 dias. Os autores serão comunicados pelo Editor quanto aos pareceres e da decisão por e-mail, que poderá se referir a uma das quatro opções:

  • Aprovado;
  • Aprovado com pequenas alterações;
  • Aprovado com grandes alterações: (condicionado a uma segunda avaliação);
  • Rejeitado.

Para manuscritos aprovados com alterações, o editor concederá aos autores um prazo de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias, para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e a sua constatação pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e à editoração final do documento.

 A conclusão do processo de avaliação não implica na publicação imediata do artigo. Os textos serão publicados considerando-se os seguintes critérios: data inicial de submissão, pluralidade institucional dos primeiros autores, pluralidade de assuntos (salvo em números temáticos) e existência de artigos internacionais.

 

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

  • Linguagem do texto: Português, Inglês e Espanhol
  • Processo de avaliação: desk review e double blind review
  • Número de páginas: máximo de 30 páginas

 

Idioma

O manuscrito deve ser escrito em português, inglês ou espanhol, com atenção para a objetividade, clareza e concisão. Os autores são responsáveis por garantir que o artigo foi revisado ou traduzido por nativos do idioma Inglês/Espanhol ou profissionais com conhecimento sólido da língua.

Áreas

  • Agronegócio
  • Economia
  • Finanças
  • Gestão
  • Marketing
  • Negócios
  • Recursos Humanos

 

Tipos de artigos

  • Artigo (Article)
  • Artigo de Revisão (Review Article)
  • Notas e Comentários (Note and Comments)

 

Declaração de direito autoral

Os autores detêm os direitos autorais para artigos publicados na Quaestum. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Conflito de interesses

Se houver algum conflito de interesse, os autores deverão indicar qual, durante o processo de envio.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

A Quaestum é uma publicação de acesso aberto e gratuito que permite sua leitura e download, bem como a reprodução e compartilhamento de seu conteúdo, de acordo com as políticas de copyright Creative Commons 4.0 International.

 Taxa de processamento de artigo e taxa de submissão

Não será cobrado dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação pela Quaestum.

 

ÉTICA NA PESQUISA

Submissões que tratam de pesquisa empírica envolvendo seres vivos, especialmente humanos, e alterações antrópicas ou interferências no ecossistema ou no metabolismo da paisagem, devem estar vinculadas a estudos que atendam às diretrizes dispostas nas Resoluções 196/96 e 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares, bem como comprovar terem sido executadas sob a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) regularmente instituída e reconhecida pela instituição de origem do autor correspondente ou líder do grupo de pesquisa, discriminadas no último parágrafo da seção “Material e Métodos”, bem como comprovar o livre consentimento dos sujeitos, citando ainda o número do parecer ou protocolo de aprovação do CEP em tela.

 

Endogenia

A política editorial da revista estabelece que autores ou grupos de autores (pesquisa) têm direito de submeter à consideração da Quaestum o máximo de dois artigos por ano, seja como primeiro autor ou como coautor.

 

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), visando incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, é aqui sugerido aos autores que atendam os quesitos estabelecidos no Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), às Diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), ao Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing e ao Responsible research publication: international standards for authors, ambos editados pelo COPE.

 

Autoria

Após a submissão, é vedada a inclusão ou remoção de autores.