Análise multinível aplicada aos fatores de desempenho na Educação Pública do Brasil
Multilevel analysis of performance factors in Brazil’s Public Education
DOI:
https://doi.org/10.22167/2675-441X-2025759Palavras-chave:
avaliação multinível, desempenho educacional, gestão escolar, políticas públicas, qualidade do ensinoResumo
Este trabalho debruçou-se sobre a evolução e implementação de políticas educacionais no Brasil, tendo como base a análise dos dados de desempenho da educação básica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coletados no ano de 2021. A pesquisa foi justificada pela necessidade de melhoraria contínua da qualidade do ensino, em resposta às demandas da Constituição Federal de 1988 e das modificações subsequentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O objetivo foi identificar e analisar os principais fatores que influenciam o desempenho educacional dos estudantes brasileiros por meio de análises multinível dos dados do SAEB. A metodologia empregada permitiu uma avaliação abrangente que considerou não apenas o desempenho individual dos estudantes, mas também o contexto institucional e socioeconômico das escolas. A análise foi enriquecida por modelos estatísticos que identificaram e quantificaram os efeitos de variáveis relevantes ao desempenho educacional. Os resultados destacaram a significativa influência das características escolares e dos contextos socioeconômicos no desempenho dos alunos. Observou-se que políticas públicas bem direcionadas têm potencial para mitigar disparidades no ensino e promover uma educação de qualidade. Foram identificadas importantes interações entre o desempenho dos estudantes e variáveis como recursos escolares, práticas pedagógicas e gestão escolar. Concluiu-se que a integração de análises robustas e políticas educacionais focadas pode melhorar significativamente a qualidade educacional em diferentes contextos regionais e socioeconômicos no Brasil.
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