Análise multinível aplicada aos fatores de desempenho na Educação Pública do Brasil

Multilevel analysis of performance factors in Brazil’s Public Education

Autores

  • Gláucia Marília Hass Professora no Colégio Estadual Regente Feijó. Rua do Rosário, 194, Centro, 84010-150, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
  • José Erasmo Silva Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT), Universidade Federal da Bahia. Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Canela, 40231-300, Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9075-3548

DOI:

https://doi.org/10.22167/2675-441X-2025759

Palavras-chave:

avaliação multinível, desempenho educacional, gestão escolar, políticas públicas, qualidade do ensino

Resumo

Este trabalho debruçou-se sobre a evolução e implementação de políticas educacionais no Brasil, tendo como base a análise dos dados de desempenho da educação básica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coletados no ano de 2021. A pesquisa foi justificada pela necessidade de melhoraria contínua da qualidade do ensino, em resposta às demandas da Constituição Federal de 1988 e das modificações subsequentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O objetivo foi identificar e analisar os principais fatores que influenciam o desempenho educacional dos estudantes brasileiros por meio de análises multinível dos dados do SAEB. A metodologia empregada permitiu uma avaliação abrangente que considerou não apenas o desempenho individual dos estudantes, mas também o contexto institucional e socioeconômico das escolas. A análise foi enriquecida por modelos estatísticos que identificaram e quantificaram os efeitos de variáveis relevantes ao desempenho educacional. Os resultados destacaram a significativa influência das características escolares e dos contextos socioeconômicos no desempenho dos alunos. Observou-se que políticas públicas bem direcionadas têm potencial para mitigar disparidades no ensino e promover uma educação de qualidade. Foram identificadas importantes interações entre o desempenho dos estudantes e variáveis como recursos escolares, práticas pedagógicas e gestão escolar. Concluiu-se que a integração de análises robustas e políticas educacionais focadas pode melhorar significativamente a qualidade educacional em diferentes contextos regionais e socioeconômicos no Brasil. 

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

Hass, G. M., & Silva, J. E. (2025). Análise multinível aplicada aos fatores de desempenho na Educação Pública do Brasil : Multilevel analysis of performance factors in Brazil’s Public Education . Quaestum, 6, 1–21. https://doi.org/10.22167/2675-441X-2025759

Edição

Seção

Artigos