Cursos de pós-graduação em gestão de projetos e egressos: expectativas, lacunas e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.22167/2675-441X-2022601Resumo
A atuação do profissional com formação superior se dá em um leque muito grande de opções. Este estudo teve por objetivo diagnosticar quanto das expectativas de egressos ou alunos avançados estão sendo preenchidas pelos programas de pós-graduação lato sensu em gestão de projetos, bem como diagnosticar quanto das expectativas do mercado de trabalho também estão sendo atendidas pelas habilidades declaradas pelos egressos dos programas em um exercício de recrutamento. O estudo foi desenvolvido na forma de levantamento de dados, por meio da aplicação de questionários estruturados, distribuídos e aplicados eletronicamente a participantes de redes sociais profissionais e consequente organização hierárquica sumarizada (“rating”) e análise qualiquantitativa dos resultados, utilizando-se da linguística cognitiva. O mercado de trabalho exige que os profissionais da área de gestão de projetos sejam proficientes em técnicas de gestão, habilidades cognitivas, psicológicas e sociais. Assim sendo, a definição dos currículos para a formação avançada dos profissionais do ramo deve ser feita de forma abrangente, aberta e versátil, adotando uma filosofia compatível com o grupo hegemônico da região, do ramo da indústria ou dos negócios privilegiado pela instituição que abriga o programa de formação.
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