Startup Social: o programa USP na Escolinha como caso de empreendedorismo e impacto social
Social Startup: The USP na Escolinha program as a case of entrepreneurship and social impact
DOI:
https://doi.org/10.22167/2675-441X-2025773Palavras-chave:
educação, inovação social, novas soluçõesResumo
As startups surgem em diversos contextos, incluindo cenários de incerteza, e são alvo dos empreendedores devido ao seu caráter modelável. A prospecção do modelo de negócios consolidados é positiva e fundamental para identificar elementos e estruturas que possibilitem a consolidação das identidades das startups e progressão de seus modelos de negócios. O programa USP na Escolinha, criado em 2013, é um projeto de extensão da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), que foca na educação infantil para apresentar conceitos e despertar o desejo e a curiosidade pelos cursos oferecidos pelo Campus de Pirassununga, da Universidade de São Paulo (USP), Pirassununga/SP. Este estudo teve como objetivo analisar o programa USP na Escolinha como uma startup social. Para isso, adotou-se a investigação de caráter qualitativo para analisar os documentos de registro referentes ao período de 2013 a 2022, que diz respeito ao desenvolvimento do programa. Os documentos analisados foram questionários de múltiplas escolhas e depoimentos pessoais produzidos durante o período de execução do programa que buscaram registrar a percepção dos participantes. Os resultados apresentados identificaram elementos que classificam iniciativas sociais como startups e embasam a criação de modelos de padrões repetíveis. Conclui-se que o programa USP na Escolinha compreende características suficientes para ser identificado como uma startup social, com um modelo que pode ser adaptado e gera impactos positivos na comunidade.
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