Certificação no setor sucroenergético: uma análise de indicadores e inserção da ISO 9001 e Bonsucro
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.2.103Palabras clave:
legislação, sustentabilidade, usinasResumen
O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas [PECEGE], em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil [CNA], realiza anualmente o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil. As análises são realizadas a partir de questionários aplicados à fornecedores de cana-de-açúcar e usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade. Na pesquisa aplicada às usinas foram incluídas questões quanto à posse de certificações socioambientais, devido à sua disseminação no setor sucroenergético. A análise é feita com enfoque em duas certificações: ISO 9001, selo com maior número de adesão; e Bonsucro, certificação específica do setor e que tem inserção expressiva no Brasil. Seus critérios atendem às legislações de mercados consumidores potenciais, como Estados Unidos, União Europeia e Ásia. A análise dos resultados mostra que a região Centro-Sul Tradicional se destaca positivamente quanto ao número de certificações ambientais e a Centro-Sul Expansão pelas certificações sociais. No Nordeste, há uma proporção menor de usinas detentoras de selos. Por fim, compara-se alguns indicadores de produtividade e preço entre as usinas certificadas com a ISO 9001 e a Bonsucro e as que não possuem quaisquer certificações.
Descargas
Citas
Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. ISO 14001. 2015a. Disponível em: <http://abnt.org.br/publicacoes2/category/146-abnt-nbr-iso-14001>. Acesso em: 26 fev. 2016.
Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. ISO 9001. 2015b. Disponível em: <http://abnt.org.br/publicacoes2/category/145-abnt-nbr-iso-9001>. Acesso em: 26 fev. 2016.
Bonsucro. 2015. Padrão de Produção Bonsucro. Disponível em: <http://bonsucro.com/site/production-standard/>. Acesso em: 26 fev. 2016.
Brasil. 2009. Compromisso nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho na cana-de-açúcar. Disponível em: <http://www.usinasantaadelia.com.br/Agricola/CompromissoNacional/Termo_do_Compromisso_Nacional_para_Aperfeicoar_as_Condicoes_de_Trabalho_na_Cana-de-Acucar.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2016.
Abrinq. 2016. Selo Empresa Amiga da Criança. Disponível em: <http://www.fundabrinq.org.br/programas-institucionais/protecao-empresa-amiga-da-crianca#tab-2>. Acesso em: 26 fev 2016.
Institute Organization Standardization [ISO]. 2016. Disponível em: <http://www.iso.org/iso/home/standards/certification/iso-survey.htm?certificate=ISO%209001&countrycode=AF>. Acesso em: 26 fev 2016.
Organização das Nações Unidas [ONU]. 2016. Princípios do Pacto Global. Disponível em: <http://www.pactoglobal.org.br/artigo/56/Os-10-principios>. Acesso em: 26 fev 2016.
Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas [PECEGE]. 2015. Custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil: fechamento da safra 2014/15 - Relatório apresentado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil [CNA]. PECEGE, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, SP.
United States Environmental Protection Agency [EPA]. 2016. Renewable Fuel Standard. Disponível em: <https://www.epa.gov/renewable-fuel-standard-program/renewable-fuel-annual-standards>. Acesso em: 26 fev 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.