Pedagogia Reggio Emilia no Brasil e o Projeto Político Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2018.2.32Palabras clave:
abordagem reggiana no Brasil, concepção pedagógica de Reggio Emilia, educação básica, organização do trabalho escolarResumen
Pensando na complexidade e singularidade dos conceitos que determinada concepção pedagógica implica, na sua importância e relevância para a compreensão do processo de ensino e nas possíveis contribuições para a discussão educacional, esse trabalho pretendeu analisar e identificar as principais percepções de professores e gestores a respeito do processo de implementação da concepção pedagógica de Reggio Emilia no Projeto Político Pedagógico de uma instituição particular de ensino brasileira. Como metodologia utilizada realizou-se revisão bibliográfica, juntamente com aplicação de questionários envolvendo professores (pedagogos); professores especialistas (Artes, Educação Física, Expressão Corporal, Música); gestores pedagógicos (coordenadores) e gestores administrativos. Somado a isso, foram realizadas observações diretas do ambiente escolar na escola lócus da pesquisa. A partir das respostas obtidas, verificou-se que apesar da proposta reggiana em seus pressupostos originais preconizar uma educação baseada no espírito coletivo de colaboração entre comunidade escolar, famílias e alunos, pôde-se verificar na análise do caso brasileiro que as decisões e ações para a implementação da abordagem reggiana não ocorreram de forma coletiva, mas sim de forma centralizadora, tendo como núcleo os gestores pedagógicos e administrativos, não havendo a participação da comunidade escolar. Tal fato se evidencia como uma das principais causas da dificuldade de implementação de maneira efetiva da proposta reggiana na instituição pesquisada e da efetivação de um Projeto Político Pedagógico com uma abordagem educativa diferenciada.
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