Pedagogia Reggio Emilia no Brasil e o Projeto Político Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2018.2.32Keywords:
abordagem reggiana no Brasil, concepção pedagógica de Reggio Emilia, educação básica, organização do trabalho escolarAbstract
Pensando na complexidade e singularidade dos conceitos que determinada concepção pedagógica implica, na sua importância e relevância para a compreensão do processo de ensino e nas possíveis contribuições para a discussão educacional, esse trabalho pretendeu analisar e identificar as principais percepções de professores e gestores a respeito do processo de implementação da concepção pedagógica de Reggio Emilia no Projeto Político Pedagógico de uma instituição particular de ensino brasileira. Como metodologia utilizada realizou-se revisão bibliográfica, juntamente com aplicação de questionários envolvendo professores (pedagogos); professores especialistas (Artes, Educação Física, Expressão Corporal, Música); gestores pedagógicos (coordenadores) e gestores administrativos. Somado a isso, foram realizadas observações diretas do ambiente escolar na escola lócus da pesquisa. A partir das respostas obtidas, verificou-se que apesar da proposta reggiana em seus pressupostos originais preconizar uma educação baseada no espírito coletivo de colaboração entre comunidade escolar, famílias e alunos, pôde-se verificar na análise do caso brasileiro que as decisões e ações para a implementação da abordagem reggiana não ocorreram de forma coletiva, mas sim de forma centralizadora, tendo como núcleo os gestores pedagógicos e administrativos, não havendo a participação da comunidade escolar. Tal fato se evidencia como uma das principais causas da dificuldade de implementação de maneira efetiva da proposta reggiana na instituição pesquisada e da efetivação de um Projeto Político Pedagógico com uma abordagem educativa diferenciada.
Downloads
References
Alves- Mazzotti, A.J. 2006. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa 36: 637-651.
Bózio, E.R. 2004. Software de Treinamento e de Divulgação do Método Montessori. CD-ROM.
Conti, C. 2018. Reggio Emilia: uma escola feita no pós-guerra. Disponível em: <http://educacaoparapaz.com.br/reggio-emilia-uma-escola-feita-no-pos-guerra/>. Acesso em: 20 fev. 2018.
Ferrari, G.V. 2011. A importância do coletivo na construção do Projeto Político Pedagógico da instituição escolar. Perspectiva, Erechim 35(132): 159-170.
Godoy, A.S. 1995. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas 35(2): 57-63.
Latalisa, A. 2010. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Paidéia 8: 55-80.
Lima, L. 2002. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Maanen, J.V. 1979. Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface. Administrative Science Quarterly 24(4): 520-526.
Malaguzzi, L. 1999. História, idéias e filosofia básica. In: Edwards, C.; Gandini, L.; Forman, G. 1999. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução de Dayse Batista. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Mizukami, M. G. N. 1986. Ensino: as abordagens do processo. EPU, São Paulo, SP, Brasil.
Muirhead, R. 2017. Reggio Emilia vs. Montessori: which is right for your child? Disponível em: <https://www.goodwin.edu/enews/reggio-emilia-vs-montessori/>. Acesso em: 19 fev. 2018.
Neves, J.L. 1996. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração 1(3): 103-113.
Nóvoa, A. 1992. Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, Lisboa, Portugal.
Resende, M.L.M. 2009. Vygotsky: um olhar sociointeracionista do desenvolvimento da língua escrita. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/index.php/979-vygotsky-um-olhar-socio-interacionista-do-desenvolvimento-da-lingua-escrita>. Acesso em: 09 jun. 2017.
Rinaldi, C. 1999. O currículo emergente e o construtivismo social. In: Edwards, C.; Gandini, L.; Forman, G. 1999. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução de Dayse Batista. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Veiga, I.P.A. 2004. Educação Básica e Educação Superior: Projeto político Pedágógico. Papirus, Campinas, SP, Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.