Interrupções em projetos de engenharia consultiva em cenário de desestruturação organizacional
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2018.2.54Palabras clave:
adversidades em projetos, construção civil, consultoria, infraestrutura, paralisação de projetoResumen
A engenharia consultiva no Brasil experimentou, no início do século XXI, um grande crescimento advindo da pujante demanda por projetos de infraestrutura. Na esteira do acelerado desenvolvimento econômico e da grande injeção de capital – através de financiamentos públicos fartos e facilitados – armou-se um cenário de descuido com execuções realizadas sem planejamento prévio. Foram relegadas estratégias de planejamento, aplicação de ferramentas de gerenciamento consagradas e as boas práticas administrativas. Ocorreram problemas de paralisações delongadas em decorrência da mudança repentina de ambiente políticoeconômico, do envolvimento empresarial em atividades causadoras de insegurança jurídica e esvaziamento dos financiamentos públicos e sem determinação de prazos de vários projetos brasileiros. Neste cenário evidencia-se a importância do bom planejamento e da boa gestão, garantindo que o risco de ocorrência da paralisação seja conhecido, diminuído e seus possíveis efeitos mitigados. O objetivo foi orientar o gestor de projeto na escolha das melhores e mais adequadas ferramentas de gestão e evidenciar a necessidade da correta utilização das mesmas. Por meio de estudo de caso sobre fato passado em projeto executivo de saneamento, é trazido à luz que a ausência de elementos básicos da gestão de projeto, principalmente em fase inicial, contribuiu para a maior exposição aos riscos organizacionais e no maior impacto decorrente das paralisações do projeto. A falta de elementos subsidiários ao adequado planejamento, tais como: Estrutura Analítica de Projeto [EAP]; Estrutura Analítica de Riscos [EAR]; “Cronograma detalhado” e “Coleta de requisitos financeiros” foram determinantes para o fracasso no atingimento dos objetivos do projeto.Descargas
Citas
Berssaneti, F.T.; Assumpção, A.; Nakao, O.S. 2014 Engenharia e construção: quais variáveis contribuem para o sucesso dos projetos executados atualmente no Brasil? Gestão & Produção. 21: 95-109
Faniran, O.O.; Love, P.E.D.; Smith, J. 2000. Effective Front-End Project Management – A Key Element in Achieving Project Success in Developing Countries. Proceedings of Construction Development Conference. Netherlands, Rotterdam. Disponível em: <
http://www.irbnet.de/daten/iconda/CIB8846.pdf> Acesso em: 15 mar. 2017.
Fortune, J.; White, D. 2006. Framing of project critical success factors by a systems model. International Journal of Project Management 24: 53-65
Heldman K. 2015. Gerência de Projetos: guia para o exame oficial do PMI. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Maximiano, A.C.A. 2014. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Miguel, P.A.C. 2007. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção 17: 216-229.
Ministério Público Federal [MPF]. 2017. Entenda o Caso. Disponível em: <http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso> Acesso em: 01 mar. 2017.
Muianga, E.A.D.; Granja, A.D.; Ruiz, J.A. 2015. Desvios de custos e prazos em empreendimentos da construção civil: categorização e fatores de influência. Ambiente Construído. Porto Alegre 15: 79-97. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100079&lang=pt> Acesso em: 01 mar 2017.
Project Management Institute [PMI]. 2017. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). 6ed. Project Management Institute, Philadelphia, PA, USA.
Sabbatini, R. 2011. Relatório de Engenharia Consultiva no Brasil – Desafios e Oportunidades. Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial [ABDI]. Disponível em: <http://www.abdi.com.br/Estudo/relatorio_neit_eng-consultiva_final.pdf> Acesso em: 11 abr. 2017.
Tribunal De Contas Da União [TCU]. 2017. Responsabilidade Pública – Inidôneos. Disponível em: <http://portal.tcu.gov.br/responsabilizacao-publica/licitantes-inidoneas/> Acesso em: 01 mar. 2017
Turner, J.R. 1999. The Handbook of Project Based Management. McGraw-Hill Publishing Company, London, England.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.