Indicadores técnicos e custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil: Fechamento de safra 2013/14
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.1.103Palavras-chave:
sucroenergético, usinas, fornecedores, bioenergiaResumo
O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) realizou, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil para a safra 2013/14. Os resultados dos levantamentos foram divulgados pelo relatório de fechamento de safra, apresentando os principais indicadores e os custos agroindustriais do setor canavieiro para os sistemas de produção de fornecedores e usinas. A análise dos indicadores demonstra que as variações mais impactantes no custo de produção foram produtividade agrícola e Açúcar Total Recuperável - ATR. Na safra 2013/14, o custo da cana produzida pelas usinas foram superiores aos preços pagos pela cana de fornecedores, indicando vantagens para usinas que compraram maiores parcelas da matéria-prima.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.