Projeções de Custos e Rentabilidade do Setor Sucroenergético na Região Nordeste para a Safra 2015/16

Autores

  • Luiz Fernando Sansigolo Xavier ESALQ/USP
  • Aline Bigaton UNICAMP e PECEGE/ESALQ/USP
  • André Felipe Danelon ESALQ/USP
  • Haroldo José Torres da Silva ESALQ/USP
  • Pedro Valentim Marques Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Av. Pádua Dias, 11 Agronomia 13419440 - Piracicaba, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.1.100

Palavras-chave:

cana-de-açúcar, produção, agroindustrial

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar o desempenho do setor sucroenergético na região nordeste, utilizando-se da estrutura e ferramental teórico desenvolvido ao longo das 8 safras nas quais o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE atuou com levantamento de custos, até o presente momento. Durante o período analisado observou-se variação de custos e eficiência, com modificações nos preços dos produtos em termos reais e nas margens econômicas das empresas. Além da evolução, desde a safra 07/08, são elaborados cenários e projeções com o objetivo de entender o comportamento do setor nas próximas safras na região. A partir deles, nota-se que componentes macroeconômicos desfavoráveis trazem dificuldades à administração das usinas, que precisam se mostrar mais eficientes para superar as dificuldades apontadas para as próximas safras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Sansigolo Xavier, ESALQ/USP

Graduação em andamento em Ciências Econômicas pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Atualmente, é estagiário de pesquisa do setor sucroenergético no Instituto PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas).

André Felipe Danelon, ESALQ/USP

Mestrando em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Bacharel em Ciências Econômicas pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Atualmente, é pesquisador no Instituto PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas).

Haroldo José Torres da Silva, ESALQ/USP

Economista pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é doutorando em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ/USP e gestor de projetos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE/ESALQ/USP. Possui experiência especialmente na área de Economia Agrícola, com ênfase no desenvolvimento de modelos e sistemas voltados principalmente para os seguintes temas: análise de projetos, valuation, análise de custos de produção e pesquisas nos setores citrícola e sucroenergético.

Pedro Valentim Marques, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Av. Pádua Dias, 11 Agronomia 13419440 - Piracicaba, SP.

Engenheiro Agrônomo pela E.S.A. Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em 1973, mestrado em Economia e Sociologia Rural pela Esalq (1976) e Ph.D. em Economia Agrícola pela University Of Kentucky (USA) em 1982. Foi pesquisador da Embrapa, bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq, pesquisador da Fapesp, autor de livros e artigos, várias vezes vencedor do Premio BM&F de Derivativos Agropecuários. Livre-Docente pela Esalq/USP em 1991, Professor Titular Esalq/USP desde 2000. Professor e orientador em cursos de graduação e pós da Usp e outras universidades, atua principalmente nos seguintes temas: agribusiness, mercados futuros agropecuários, organização de mercados agroindustriais, comercialização agrícola, treinamento especializado em operações com derivativos agropecuários. É coordenador do PECEGE (www.pegece.esalq.usp.br), programa de MBAs da Esalq. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Esalq.

Referências

Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas [PECEGE]. 2014. Custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil: Fechamento da safra 2013/2014. Piracicaba: Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas/Departamento de Economia, Administração e Sociologia. 2014. 53 p. Relatório apresentado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Downloads

Publicado

2016-04-06

Como Citar

Xavier, L. F. S., Bigaton, A., Danelon, A. F., Silva, H. J. T. da, & Marques, P. V. (2016). Projeções de Custos e Rentabilidade do Setor Sucroenergético na Região Nordeste para a Safra 2015/16. Revista IPecege, 2(1), 100–110. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.1.100

Edição

Seção

Artigo com caráter conjuntural