Processo de gestão da carteira de clientes
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.2.169Palabras clave:
curva ABC, indicadores, segmentaçãoResumen
Identificar e acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado é com certeza um diferencial que todas as empresas buscam alcançar em seu processo de gestão. Conhecer a carteira de clientes da empresa e conseguir extrair dela o máximo de informações gerenciais não é uma tarefa fácil e muitos gestores acabam não dando a merecida atenção a este processo. O presente estudo traz uma proposta de como trabalhar o processo de gestão da carteira de clientes, construindo desde o seu banco de dados até os indicadores finais. A metodologia utilizada foi baseada na teoria da Curva ABC, desenvolvida por Pareto, para assim agrupar e priorizar os dados a serem trabalhados, já os clientes foram segmentados segundo o seu potencial. Ao final de todo o processo se tem a criação de um painel gerencial que contenha os indicadores da carteira, em um formato de fácil assimilação e interpretação, para que assim o gestor desta carteira tenha subsídios para tomar decisões de forma consciente sobre o panorama do que está ocorrendo naquele momento.Descargas
Citas
Carvalho, J.M.C. 2002. Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo. p. 220-230
Goodman, J.E. 1993. Dicionário de termos financeiros e de investimento. São Paulo: Nobe. p. 400-426
Ishikawa, K. 1986. Total quality control: estratégia e administração da qualidade. São Paulo: IM&C Internacional. p. 225-236
Maestro, A.; Popinigis, F.; Mendes, P.J.V.; Sá, V.B.M.G.; Martins, V. M. 2004. Metodologia de análise e melhoria de processos: AMP da Embrapa. Versão 5. Brasília: Embrapa, SGE. p. 40-60
Pinto, C.V. 2002. Organização e gestão da manutenção. Lisboa: Monitor. p. 21-42
Reis, G.M. 2005. Uma proposta de indicadores de desempenho para unidades de negócios: o caso da companhia de saneamento do Paraná – SANEPAR. Dissertação de Mestrado, Florianópolis, SC. p. 43-48
Sacomano, J.B. 2004. Administração de produção na construção civil: o gerenciamento de obras baseado em critérios competitivos. São Paulo: Arte & Ciência. p. 93–98
Sampaio, F.M. 2005. Orçamento e custo na construção. São Paulo: Hemus. p. 290–295
Shiba, S. 1997. Quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas. 99 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.