A importância do planejamento estratégico associado à utilização de ferramentas de controle para maximização da lucratividade em confinamento de gado de corte
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.2.59Palabras clave:
análise de mercado, controladoria, planejamento estratégicoResumen
O mercado de confinamento demonstra alto grau de complexidade quanto às variáveis que o influenciam, gerando dificuldade no estabelecimento de diretrizes estratégicas para a atividade. A necessidade de gerar milhares de simulações de resultados para que se tornasse possível uma visão ampla de negócios levou à criação de uma ferramenta que cruzasse a maior quantidade possível de dados técnicos e mercadológicos, concatenasse as informações disponíveis e retornasse cenários de forma direta ao gestor, possibilitando a este, a determinação de objetivos e estratégias que aumentariam a competitividade da empresa. Para tanto, foi estudado um confinamento no estado de Goiás, em que foram obtidas informações reais de produção e resultados financeiros no ano de 2012. Foram comparados cenários reais e simulados, com a finalidade de se comparar o EBITDA, além de ser apresentada uma breve explanação sobre os fatores que tem direta influência sobre os cálculos realizados. Os estudos demonstram que a utilização de um plano estratégico pode contribuir positivamente para a lucratividade ao responder o melhor momento de confinar, o perfil dos animais, e o período ideal de manutenção no regime de engorda. Por questão de confidencialidade empresarial, não foi autorizada a divulgação da fonte dos dados.Descargas
Citas
Alexandratos, N.; Bruinsma, J. 2012. World agriculture towards 2030/2050. Food and Agriculture Organization of the United Nations.
Azevêdo, J.A.G.; Filho, S.C.V.; Pina, D.S.; Valadares, R.F.D.; Detmann, E. 2010. Predição de consumo de matéria seca por bovinos de corte em confinamento. BR-Corte 1-12.
Bolsa de Mercadorias e Futuros [BM&F]. 2014. Boi Gordo com Liquidação Financeira. BM&FBOVESPA. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br/shared/iframe.aspx?altura=1200&idioma=pt-br&url=www.bmf.com.br/bmfbovespa/pages/contratos1/contratosProdutosAgropecuarios1.asp. Acessado em: 03 jun. 2014.
BRASIL. 1990. Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária. Secretaria de Inspeção de Produto Animal. Padronização de cortes de carne bovina. Brasília: MA/SNAD/SIPA. 98p.
Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada [CEPEA]. 2014. Indicador Boi. Disponível em: http://cepea.esalq.usp.br/boi/#. Acessado em: 20 jun. 2014.
Crozzati, J. 2003. Planejamento estratégico e controladoria: Um modelo para potencializar a contribuição das áreas da organização. ConTexto 3: 1-20.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [EMBRAPA]. 2014. Embrapa Gado de Corte. Problemas no Confinamento do Gado de Corte. Disponível em: http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc64/06problemasconfinamento.html. Acesso em: 01 de Jun. 2014.
European Comission 2014. 2007-2013. Animal Health and Welfare. TRACES. 2007-2013. Disponível em: http://ec.europa.eu/food/animal/diseases/traces/index_en.htm. Acesso em: 05 jun. 2014.
Gaio, L.E.; Júnior, L.G. de C; Oliveira, A.R. 2005. Causalidade e elasticidade na transmissão de preço do boi gordo entre regiões do Brasil e a bolsa de mercadorias & futuros (BMF). Organizações Rurais & Agroindustriais 7(3): 282-297.
Hull. J.C. 2005. Fundamentos dos mercados futuros e de opções. 4. ed. São Paulo: Bolsa de Mercadorias e Futuros.
Jorge, A.M.; Fontes, C.A.A.; Freitas, J.A. 1997. Rendimento da carcaça e de diferentes cortes básicos de bovinos e bubalinos, abatidos em diferentes estádios de maturidade. Revista Brasileira de Zootecnia 26(5):1048-1054.
Neto, O.J. de O.; Figueiredo, R.S. 2008. Efetividade das operações do boi gordo no mercado futuro da BM&F para o Estado de Goiás.
Portal do investidor. 2014. Mercado Futuro. [Online]. Disponível em: http://www.cvm.gov.br/port/protinv. Acessado em: 20 de Março 2014.
Preston, T. R.; Willis, M. B. 1970.Intensive beef production. s.l. : Pergamon Press.
Santos, J.C.; Gomes, S.C. 2006. Padrões sazonal e cíclico para preço de boi gordo no estado de São Paulo. 1976-2004. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 44, 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza: SOBER/BNB, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.