Avaliação dos riscos envolvidos na produção de milho e soja nos municípios do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.22167//r.ipecege.2017.2.38Palabras clave:
análise de agrupamento, produtividade agrícola, seguro agrícolaResumen
A agricultura opera com instabilidade de produção principalmente devido a fatores imprevisíveis que afetam a cultura. Por esse motivo, as seguradoras têm dificuldade de quantificar o risco exato associado aos municípios produtores, principalmente no estado de Mato Grosso. Não existem estudos claros associados à segmentação e quantificação desse risco em uma escala menor. Diante desse fato, o trabalho buscou quantificar e segmentar o risco de produção de milho e soja no estado Mato-Grossense por meio de análises de agrupamento. Para o agrupamento das médias, foi adotada a metodologia não hierárquica de agrupamento denominada K-means, onde se obteve sete clusters. O risco associado à cada cluster foi estimado com base no cálculo do coeficiente de variação da média de produtividade de milho e soja entre os municípios. O trabalho apresentou variação na taxa de risco entre os clusters principalmente considerando a produtividade de milho; os municípios do cluster número 3 (Porto Alegre do Norte, Serra Nova Dourada, Santa Terezinha, Jangada, Barra do Bugres e Porto Estrela) apresentaram as maiores taxas de risco (10,2%) e podem ser desconsiderados da carteira de crédito das seguradoras; e, para a soja, as taxas de riscos entre os clusters foram similares devido à estabilidade produtiva até o momento. Nesse cenário, sugere-se que as seguradoras trabalhem com prêmios menores e introduzam programas de subvenção ao seguro rural naqueles municípios com risco individual elevado.
Descargas
Citas
Berlato, M.A.; Fontana, D.C. 1999. Variabilidade interanual de precipitação pluvial e rendimento de soja no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrometeorologia 7: 119–125.
Compania Nacional de Abastecimento [CONAB]. 2016. Levantamento SAFRA. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conoteudos.php?a=1253&>. Acesso em: 22 abr. 2016
Everitt, B.S.; Landau, S.; Leese, M.; Stahl, D. 2011. Cluster Analysis. Nova Jersey: Wiley, New Jersey, USA.
Favarin, J.L.; Oliveira, A.C.B. de. 2013. Zoneamento agrícola: há o que se considerar. Visão Agrícola 8(12): 88–89.
Frei, F. 2006. Introdução à análise de agrupamentos: Teoria e prática. Editora UNESP, São Paulo, São Paulo, Brasil.
Hair Jr., J.F.; Black, W.C.; Babin, B.J.; Anderson, R.E.; Tatahn, R.L. 2005. Análise multivariada de dados. 5ed. Bookman, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. 2015. Pesquisa Pecuária
Municipal. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2015.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. 2016. Estatística da Produção Agrícola: dezembro de 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2017.
Manly, B.F.J. 1986. Multivariate statistical methods: a primer. Chapman and Hall, London, Great Britain.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. [MAPA] 2015. Resultado Geral PSR. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Seguro%20Rural/PSR%20-%20Resultado%20Geral%202015.pdf>. Acesso em: 02 maio 2016.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento [MAPA] 2016. Seguro Rural. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2016.
Musshoff, O.; Odening, M.; Xu, W. 2011. Management of climate risks in agriculture - will weather derivatives permeate? Applied economics 43(9): 1067–1077.
Ozaki, V.A. 2007. O papel do seguro na gestão do risco agrícola e os empecilhos para o seu desenvolvimento. Revista Brasileira de Risco e Seguro 2(4): 75–92.
Ozaki, V.A. 2008. Em busca de um novo paradigma para o seguro rural no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural 46(1): 97–119.
Ozaki, V.A. 2009. Análise e quantificação do risco para a gestão eficiente do portfólio agrícola das seguradoras. Revista de Economia e Sociologia Rural 47(3): 549–567.
Pohlmann, M.C. 2007. Análise de conglomerados. In: Corrar, L.J.; Paulo, E.; Dias Filho, J.M. Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. Atlas, São Paulo, São Paulo, Brasil.
Ullah, R.; Damien, J.; Ganesh, P.S.; Shobhakar, D. 2015. Managing catastrophic risks in agriculture: Simultaneous adoption of diversification and precautionary savings. International Journal of Disaster Risk Reduction 12: 268–277.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.