Sobre la revista
Informamos que a partir de 21 de julho de 2020 as submissões dos artigos devem ser realizadas do novo link:
https://revista.ipecege.com/quaestum/about/submissions e estarão condicionadas as novas Diretrizes aos Autores.
Foco e Escopo
Objetivos e política editorial
Artigos de áreas ou escopos diferentes terão sua pertinência julgada pela Editoria e, se for o caso, pelo Conselho Editorial. Os artigos de Revisão, o Conselho e Comissão Editorial da Revista iPecege farão convites a especialistas, para submissão do manuscrito, que seguirá todos os trâmites de avaliação, pelos pares, de mérito para publicação. Os artigos avaliados pela Comissão Editorial podem ser submetidos para avaliação por revisores especialistas no tema ou rejeitados sem revisão pelos pares.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Editoria, Comitê e Conselho Editoriais da Revista iPecege entendem que a escolha da metodologia adequada deriva de uma adequada definição do tema de pesquisa e implica bom entendimento e descrição dos dados obtidos. Os resultados devem estar adequadamente discutidos a partir de um arcabouço teórico adequado e devem destacar suas contribuições para o entendimento da realidade e para o aprimoramento teórico das áreas de Agronegócios, Economia, Educação, Gestão de Negócios e Projetos, e Marketing.
O processo editorial consiste em duas etapas. A primeira, os manuscritos submetidos serão avaliados pelo Editor e pelo Comitê Editorial quanto aos aspectos formais. Em seguida, será verificada sua compatibilidade com a linha editorial da revista. Caso não atenda a estes requisitos, o artigo será rejeitado. Em casos excepcionais, os editores poderão sugerir que os autores façam pequenos ajustes de tal forma que o trabalho esteja apto e em conformidade com a linha editorial da Revista.
Na segunda etapa compreende a aceitação do artigo para avaliação e seu envio para dois revisores de avaliação. Adota-se o processo de revisão chamado peer review onde os artigos são analisados primeiramente por membros da Comissão Editorial independente, podendo ou não serem submetidos para avaliação por revisores especialistas no tema ou rejeitados sem revisão pela Comissão Editorial. Em casos excepcionais, os editores poderão sugerir que os autores realizem pequenos ajustes a fim que o trabalho esteja em conformidade com a linha editorial da Revista IPecege. Após essa etapa, a avaliação dos especialistas é realizada em sistema duplo de revisão anônima double blind review, ou seja, tanto os nomes dos revisores quanto os dos autores permanecem em sigilo. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores sendo que a aceitação será feita com base na originalidade, significância e contribuição científica.
Os revisores deverão analisar os textos a partir da qualidade da redação, estruturação científica, descrição adequada do aparato teórico e metodológico, contextualização do problema de pesquisa, exposição de dados, análise dos resultados e qualidade das conclusões. O processo de avaliação também levará em conta a existência de contribuições do texto para a área de pesquisa, tratamento das implicações teóricas e empíricas e indicação de agenda de pesquisa. Após a avaliação, os autores serão comunicados da decisão da editoria da Revista iPecege por e-mail e receberão os pareceres.
Cabe à editoria e ao Comitê editorial da Revista a escolha dos textos que serão publicados em cada número da revista, considerando-se os seguintes critérios: data inicial de submissão, pluralidade institucional dos primeiros autores, pluralidade de assuntos (salvo em números temáticos) e existência de artigos internacionais.
Os artigos poderão ser escritos em Português, Inglês, Espanhol e serão publicados na versão eletrônica, na língua original que o manuscrito foi enviado. A submissão dos artigos implica na anuência prévia dos autores de que a Revista iPecege passa a ser a detentora dos direitos autorais, caso o artigo submetido venha a ser publicado.
Periodicidade
Trimestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.