Influência da produtividade da cana-de-açúcar no custo do corte mecanizado
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.4.42Keywords:
colheita mecanizada, rendimento, Saccharum sppAbstract
A cultura da cana-de-açúcar possui grande relevância dentro do agronegócio nacional. Na safra 2014/2015, o Brasil produziu 634,8 milhões de toneladas em um pouco mais de nove milhões de hectares cultivados principalmente nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, gerando grande quantidade de empregos diretos e indiretos. No processo de produção da cana a colheita destaca-se pelos altos custos, representando aproximadamente 35% do custo total de produção, sendo que o corte mecanizado é responável por 53% desta parcela. A definição deste custo é consequência de algumas variáveis, mas principalmente influenciado pela produtividade agrícola, já que o rendimento de colheita do equipamento depende basicamente da relação entre velocidade de colheita e produtividade do canavial. Neste contexto, objetivou-se avaliar a influência da produtividade agrícola no custo do corte mecanizado da cultura em uma unidade agroindustrial localizada no estado de Goiás. Constatou-se que o aumento de produtividade foi fundamental para o aumento no rendimento de colheita, reduzindo os custos deste processo. Conclui-se que quanto maior a produtividade agrícola, menor o custo do corte mecanizado, em função da necessidade de menor utilização da quantidade de horas de colhedoras para realizar o corte mecanizado da área estudada, que foi de 21.496 ha. O custo do corte mecanizado foi reduzido em 27,9% devido ao aumento de 31,09% da produtividade agrícola. A redução do custo foi de 2,88 milhões de reais no período estudado.
Downloads
References
Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). 2014. Cana-de-Açúcar: Safra 2014/2015. Disponível em:
<http://www.conab.gov.br/conabweb/download/safra/1_levantamento1415_mai2008.pdf> Acesso em: 16 jun. 2015.
Instituto de Desenvolvimento Agroindustrial (IDEA). 2008.Transporte de cana de alto desempenho. Disponível em: <http://www.ideaonline.com.br/ideanews/> Acesso em: 05 jan. 2015.
Silva, J. G. 2002. Política para o setor sucroalcooleiro frente à crise: uma proposta alternativa para o Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.pt.org.br/site/assets/politica_setor_sucroalcooleiro.pdf.> Acesso
em:12 ago. 2015.
Scopinho, R. A.; Eid, F. V.; Freitas, C. E.; Silva, P. R. C. 1999. Novas tecnologias e saúde do trabalhador: a mecanização do corte da cana-de-açúcar. Cadernos de Saúde Pública 15(1): 147-161.
União dos produtores de bioenergia [UDOP]. 2016. Como está a produtividade média de seus canaviais? Pesquisa quer apurar resultados. Disponível em: http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=1136808> Acesso em: 05 ago. 2016.
Veiga Filho, A. 1999. Estudo do processo de mecanização do corte na cana-de-açúcar: o caso do Estado de São Paulo, Brasil. Recitec 3(1): 74-99.
Vieira, G.; Simon, E. 2005. Possíveis impactos da mecanização no corte de cana-de-açúcar em conseqüência da eliminação gradativa da queima da palha. In: XLIII Congresso Brasileiro De Economia E Sociologia Rural, 2005, Ribeirão Preto. Anais do XLIII Congresso Brasileiro De Economia E Sociologia Rural. p. 1-9.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.