Evolução de indicadores industriais e custos de produção do setor sucroenergético
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2018.2.77Keywords:
cana-de-açúcar, margens, perdasAbstract
Esta publicação apresenta a evolução das perdas industriais comuns e produtividades industriais das usinas produtoras de açúcar e etanol de regiões do Brasil, bem como a associação desses fatores com os custos de produção dos produtos e suas margens de comercialização. As perdas apresentaram aumento ao longo das últimas safras, sendo 30% e 14,5% maiores para regiões Tradicional e Expansão, respectivamente. As produtividades, apesar de menores, apresentam estabilidade nas últimas três safras, consequência da qualidade de processos industriais. Os custos também são maiores, tanto para o açúcar branco quanto o etanol anidro, sendo as margens de comercialização do açúcar melhores do que o etanol, sendo o desempenho da região de Expansão melhor quanto à comercialização do etanol.
Downloads
References
Eggleston, G; Legendre, B; Richard, C. 2001. Effect of harvest method and storage time on sugarcane deterioration I: cane quality changes. International Sugar Journal, 103(1232): 331-338
Fernandes, Antonio Carlos. 2011. Cálculos na agroindústria da cana-de-açúcar. 3ª ed. STAB, Piracicaba, SP, Brasil.
Godshall, M.A.; Legendre, B.L.; Richard, C.; Tiche, R. 2002. Effect of harvest system on cane juice quality. Proceedings of the 2000 Sugar Processing Research Conference, Porto, Portugal, 9-12.
Stupiello, J.P. 1992. Produção de aguardente: Qualidade da matéria-prima, p 9-21. In M.J.R. Mutton & M.A. Mutton. Aguardente de cana produção e qualidade. Funep. Jaboticabal, SP, Brasil.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.