Importância do mix de marketing nos negócios educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.34Keywords:
praça, preço, produto, promoção, vantagem competitivaAbstract
O mix de marketing simplificado, composto pelos elementos produto, preço, praça e promoção, é uma ferramenta essencial para a obtenção de vantagem competitiva e alavancagem nas vendas de produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi identificar a importância do mix de marketing para uma empresa educacional do setor privado na comercialização de seus serviços em relação as possibilidades de alavancar as vendas e gerar vantagem competitiva. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória através de um estudo de caso, além da análise de livros e artigos acadêmicos para fundamentação do tema da pesquisa. Em relação ao elemento produto, o estudo demonstrou sua importância nas decisões de compras dos consumidores. Quanto ao preço, foi constatado que a empresa possui uma política bem definida e reconhecida pelos clientes. Através da concessão de descontos consideráveis em 2017, suas vendas foram alavancadas, o que a tornou mais competitiva frente à concorrência. Relacionado à praça, foi diagnosticado que a empresa investe em excelência e capilaridade, tornando sua oferta ainda mais acessível a todo tipo de público e ocupando o espaço da concorrência. Quanto à promoção, o estudo identificou que a empresa realiza ações promocionais pontuais visando o público de massa e que seria importante a realização de ações promocionais voltadas à segmentação do mercado. Através desses elementos, o estudo aponta que o mix de marketing tem grande importância para alavancar as vendas e conquistar vantagem competitiva.
Downloads
References
Besanko, D.; Dranove, D.; Shanley, M.; Schaefer, S. 2012. A Economia da estratégia. Artmed Editora S.A., Porto Alegre, RS, Brasil.
Churchill Jr, G.A.; Peter, J.P. 2003. Marketing: criando valor para os clientes. Editora Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
Colombo, S.S. 2008. Marketing educacional em ação. Artmed Editora S.A, Porto Alegre, RS, Brasil.
Cravens, D.W.; Piercy, N.F. 2007. Marketing estratégico. McGraw-Hill, São Paulo, SP, Brasil.
Fitzsimmons, J.A.; Fitzsimmons, M.J. 2014. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. AMGH Editora Ltda, Porto Alegre, RS, Brasil.
Hooley, G.J.; Piercy, N.F.; Nicoulaud, B. 2011. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Pearson Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. 2010. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 04 jun. 2017.
Kotler, P. 2005. Marketing essencial. Editora Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.
Kotler, P.; Armstrong, G. 2007. Princípios de Marketing. Editora Pearson Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.
Kotler, P.; Keller K. L. 2012. Administração de Marketing. Pearson Education do Brasil, São Paulo, SP. Brasil.
Las Casas, A.L. 2015. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Ries, A.; Trout, J. 2009. Posicionamento: a batalha por sua mente. M. Books do Brasil Ltda, São Paulo, SP, Brasil.
Schwab, K. 2016. A quarta revolução industrial. Edipro, São Paulo, SP, Brasil.
Zeithaml, V.A.; Bitner, M.J. 2003. Marketing de serviços: A empresa com foco no cliente. Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.
Zeithaml, V.A.; Bitner, M.J.; Gremler, D.D. 2014. Marketing de serviços: A empresa com foco no cliente. AMGH Editora Ltda, Porto Alegre, RS, Brasil.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.