Comparação de custos entre sistema atual de transporte terceirizado e implantação de transportadora interna em indústria química no noroeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.3-4.75Keywords:
logística, orçamentária, tercerizaçãoAbstract
Com a competitividade em alta, cada vez mais as margens são estreitas e as expectativas dos clientes maiores. As empresas buscam reduzir custos para superar estes desafios e a Logística serve como peça chave neste processo. Diante disto, este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da implantação de uma transportadora interna comparando com o sistema atual que é terceirizado. Afim de aumentar a margem de lucro sem aumentar o preço final para o cliente se tornando desta forma mais competitiva. O trabalho foi realizado através de um levantamento de custo da opção atual terceirizada e os custos de ter uma transportadora interna. E por último a comparação entre esses custos, utilizando o método de comparação orçamentária, os resultados encontrados mostram que o projeto é viável do ponto de vista financeiro, pois traz retorno, no entanto quando dividimos esse retorno por kg de produto transportado fica evidente que é um valor que pouco agrega para a empresa, pois é menor que um centavo, e é este valor que torna o projeto inaceitável, pois substituir 100% da transportadora terceirizada traz riscos como desabastecimentos, atrasos e só seria viável assumir estes riscos se o valor agregado fosse no mínimo 10 vezes maior.Downloads
References
Ballou, R.H. 2004.Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora S.A. 615 p.
Bowersox, D.J.; Closs, D.J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.
BRASIL. 2007. Lei n. 11.442, de 5 de janeiro de 2007. Dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração e revoga a Lei no6.813, de 10 de julho de 1980. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11442.htm.> Acesso em: set, 2014.
Christopher, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Criando rede que agregam valor. 2ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
Fleury, P.F.; Lavalle, C. 1995. O Estágio de Desenvolvimento da Organização Logística em Grandes Empresas Brasileiras. Disponível em: <http://professorricardo.tripod.com/Artigo_12.pdf.> Acesso em: set, 2014.
Hoffmann, R.; Engler, J.J.C.; Serrano, O.; Thame, A.C.M.; Neves, E.M.
Administração da Empresa Agrícola, São Paulo: Pioneira, 1992. 325p.
Leiria, J.S.; Saratt, N.. Terceirização: uma alternativa de flexibilidade empresarial. 9 ed. São Paulo: Gente, 1996.
Portal tributário. 2014. O que é lucro presumido. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/artigos/oquee_lucropresumido.htm>
Acesso em: nov. 2014
Queiroz Ramos Soares de, C.A. Manual de Terceirização. 10. ed. São Paulo: STS, 1998.
Secretária da fazenda, 2014. Definição de conhecimento de transporte eletrônico. Disponível em:<http://www.cte.fazenda.gov.br/perguntasFrequentes.aspx?tipoConteudo=fYFuI10FiqM=>. Acesso em: nov. 2014.
Tabela de Alíquotas nas operações interestaduais. Disponível em: <http://www.boletimcontabil.com.br/tabelas/icms_orig.pdf.> Acesso em: set. 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.