Projeções de Custos e Rentabilidade do Setor Sucroenergético na Região Nordeste para a Safra 2015/16
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.1.100Palavras-chave:
cana-de-açúcar, produção, agroindustrialResumo
O presente artigo tem por finalidade analisar o desempenho do setor sucroenergético na região nordeste, utilizando-se da estrutura e ferramental teórico desenvolvido ao longo das 8 safras nas quais o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE atuou com levantamento de custos, até o presente momento. Durante o período analisado observou-se variação de custos e eficiência, com modificações nos preços dos produtos em termos reais e nas margens econômicas das empresas. Além da evolução, desde a safra 07/08, são elaborados cenários e projeções com o objetivo de entender o comportamento do setor nas próximas safras na região. A partir deles, nota-se que componentes macroeconômicos desfavoráveis trazem dificuldades à administração das usinas, que precisam se mostrar mais eficientes para superar as dificuldades apontadas para as próximas safras.Downloads
Referências
Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas [PECEGE]. 2014. Custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil: Fechamento da safra 2013/2014. Piracicaba: Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas/Departamento de Economia, Administração e Sociologia. 2014. 53 p. Relatório apresentado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.