Arbitragem entre açúcar e etanol em usinas vendedoras de energia elétrica
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.1.7Palavras-chave:
cana- de-açúcar, cogeração, margem de lucro, sucroenergéticoResumo
Dado que a composição principal do portifólio atual de produtos do setor sucroenergético no Brasil envolve o açúcar, o etanol e a energia elétrica, o objetivo deste trabalho é analisar a influência da produção de energia elétrica na receita total da usina para cenários típicos, porém hipotéticos, de variação de mix de produção entre açúcar e etanol. Os principais dados técnicos para composição dos cenários foram retirados de trabalhos científicos relacionados com o setor sucroenergético e utilizados nas etapas de cálculo para modelagem dos cenários. Ao final do trabalho, identificou-se uma possível oportunidade de aumento da receita financeira a partir de mudanças no mix de produção e demonstrou-se a importância de realizar a mesma análise para cálculos reais das operações de arbitragem no setor.
Downloads
Referências
Câmera de Comercialização de Energia Elétrica [CCEE]. 2015. Preços Médios. Disponível em: <http://www.ccee.org.br/portal/faces/pages_publico/o-que-fazemos/como_ccee_atua/precos/precos_medios?_afrLoop=564694816530864#%40%3F_afrLoop%3D564694816530864%26_adf.ctrl-state%3Dky7vrcryv_58>. Acesso em 21/05/2015.
Ceballos-Schiavone, C.H.M. 2009. Tratamento térmico do caldo de cana-de-açúcar visando a redução de contaminantes bacterianos – Lactobacillus – na produção de etanol e eficiência de tratamento do fermento por etanol. 177p. Dissertação de Mestrado - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba.
Dias, M.O.S. 2008. Simulação do processo de produção de etanol a partir do açúcar e do bagaço, visando a integração do processo e a maximização da produção de energia e excedentes do bagaço. 253p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química). Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas.
Fernandes, A.C. 2011. Cálculos na Agroindústria da Cana-de-açúcar. 3ed. Piracicaba: STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil. 416p.
Hugot, E. 1986. Handbook of Cane Sugar Engineering. 3ed. Amsterdam: Elsevier. 1166p.
Premalatha, M.; Priya, S.S.; Sivaramakrishnan, V. 2008. Efficient Cogeneration Scheme for Sugar Industry. Journal of Scientific & Industrial Research 67: 239-242.
Rein, P. 2007. Cane sugar engineering. Berlin, Germany: Verlag Dr. Albert Bartens. 768p.
Seabra, J.E.A. 2008. Avaliação técnico-econômica de opções para o aproveitamento integral da biomassa de cana no Brasil. Tese de Doutorado - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 274p.
Smith, J. M.; Van Ness, H. C.; Abbott, M. M. 2007. Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química. 7ed. Tradução de Eduardo Mach Queiroz e Fernando Luiz Pellegrini Pessoa. Rio de Janeiro: LTC. 626p.
Venkatesh, K.S.; Roy, A.S. 2010. Development and Installation of High Pressure Boilers for Co-Generation Plant in Sugar Industries. Smart Grid and Renewable Energy 1: 51-53.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.